QUINTA SÃO JOÃO BATISTA

QUINTA SÃO JOÃO BATISTA

QUINTA SÃO JOÃO BATISTA

O SÍTIO IDEAL PARA O VINHO NASCER

A origem da Quinta de S. João Batista encontra–se perdida entre histórias de sucessões nobres, doações para ordens religiosas e outros tantos eventos. Foi adquirida em 1987 pelas Caves Dom Teodósio (empresa que mais tarde viria a integrar o Grupo Enoport United Wines) e desde aí, tem-se investido bastante na reestruturação de vinha substituindo vinhas velhas de clones pouco interessantes para as exigências do mercado actual e de difícil adaptação à mecanização, por castas com provas dadas na região.

A história secular da Quinta S. João Batista está bem representada na casa senhorial de estilo colonial e inclui também o conjunto arquitectónico com excelentes caves para estágio de vinho e uma adega de vinificação tradicional.

UM LUGAR, HECTARES DE POTENCIAL

Tem uma área total de cerca de 115 hectares, dos quais 97 ha com vinha. Das castas plantadas, a maioria são para vinhos tintos (cerca de 76 ha) e além das castas tradicionais Portuguesas, como Castelão, Trincadeira Preta, Touriga Nacional e Touriga Franca (50%), há também várias castas internacionais aqui plantadas como Syrah, Alicante Bouschet e Cabernet Sauvignon (50%). Os cerca de 21 ha de castas brancas plantadas em 1991 são as tradicionais na região do Tejo: Arinto, Fernão Pires e Malvasia (65%) e ainda castas internacionais como o Chardonnay e Sauvignon Blanc (35%).

A Quinta S. João Batista localiza-se na freguesia de Brogueira, concelho de Torres Novas, na região vitivinícola do Tejo.

PRODUÇÃO & VINIFICAÇÃO

O excelente micro clima (próximo do Rio Tejo) e a qualidade do solo contribuem para a produção de excelentes vinhos a partir de várias castas plantadas e certificadas para a produção de vinhos com denominação de origem TEJO.

Toda a propriedade tem rega gota – a – gota, estando as vinhas aramadas para permitir a vindima mecânica.

Estas vinhas dão origem a todos os vinhos da gama Cabeça de Toiro (Reserva Tinto, Branco e Rosé e Grande Reserva Special Selection Tinto).

Na Quinta S. João Batista existe um dos maiores centros de vinificação do grupo com capacidade para vinificar 1.500.000 kilos de uvas.

Está também dotada de uma adega tradicional que combina saber e tradição com inovação, usando novas tecnologias como controle de temperatura em todas as cubas de fermentação e revestimento a epoxi nos tradicionais depósitos de cimento, além de uma moderna prensa pneumática.

Vinifica vinhos brancos e tintos, DOC e Regionais e possui uma sala para estágio de vinhos de qualidade, que é uma das maiores da Região.

ECOLOGIA & SUSTENTABILIDADE

As vinhas plantadas nas nossas Quintas crescem sob o sistema de produção integrada dando prioridade a métodos ecológicos e certificados (conservação do solo e manutenção da biodiversidade) que minimizam os efeitos nocivos e o uso de agroquímicos, protegendo assim o ambiente e a saúde humana.

A Quinta S. João Batista encontra-se nas proximidades da Reserva Natural do Paúl de Boquilobo reconhecida desde 1981 pela Unesco como Reserva Mundial de Biosfera. Foi a 1ª área protegida em Portugal a juntar-se à rede Mundial de Reservas da Biosfera.

É possível na Quinta observar-se todo o tipo de aves que aqui passam nas suas rotas de migração, sendo de destacar as famosas cegonhas que de Outubro a Maio aqui fazem o seu ninho, emprestando uma beleza especial à paisagem.

Pin It on Pinterest

Share This